DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

sábado, 2 de outubro de 2010

CONSTELAÇÃO DE VIRGEM

.
imagem Google

 A constelação da Virgem é um imaginado agrupamento de estrelas, pouco expressivo, próximo da constelação de Leão e que pode servir-lhe de referência.
Das suas estrelas há a destacar a α, Spica (também chamada Espiga), uma estrela azul esbranquiçada, intrinsecamente muito brilhante, a 280 anos-luz de nós. Se estivesse à distância que está Sírio (a mais luzidia dos nossos céus) seria umas noventa vezes mais brilhante!
Aquilo que à vista desarmada parece ser uma só estrela, a γ, Porrima, é, na verdade, um par de estrelas muito próximas e muito parecidas, que orbitam em torno uma da outra. Por estes tempos confundem-se numa só, pois se encontram no enfiamento uma da outra, em relação a nós. Esse movimento recíproco dura uns 170 anos.
Outra estrela a realçar é a ε, a Vindimadora, uma gigante amarela à distância de 100 anos-luz.
O fundo da constelação é muito rico em galáxias, particularmente o chamado Enxame de Virgem (cerca de 3.000), a 45 milhões de anos-luz, onde pontifica a gigante M87 (assim catalogada por Messier), que se julga ter um enorme buraco negro, no seu centro. Daí emana uma fortíssima fonte-rádio, conhecida como Virgem A.

4 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Uma constelação virgem só podia ser mesmo um "imaginado".
Por esta altura a "Vindimadoura" até seria bem aceite, com um enxame de virgens ...
Cuidado para quem lê isto, não faça confusão com suicidas (daqueles que todos ouvimos falar) que depois de mortos já não podem regressar para reclamar ...

Um bom domingo.

Valquíria Calado disse...

kkkkk GOSTEI DO XISTOSA, ESSAS VIRGINDADES QUE SE ENCONTRA DEPOIS DE MORTO, ACHO QUE PERMANECERAM NESSE ESTADO VIRGINAL, NÃO SEI DONDE TIRARAM TAL PROEZA, NADA BÍBLICO ESSA LENDA.
Quando se fala das estrelas me dá uma vontade de ver de perto, ler e ver, conseguir identificar, hoje fica cada dia mais difícil reconhece-las, a poluição visual, até nas pequenas cidades precisamos nos afastar pra ver o céu, mas saber que existe e ter uma idéia, facilita identifica-las nas oportunidades.
Beijos amore, bom fim de semana.

Unknown disse...

Segundo a astronomia,Virgem é a segunda maior constelação do céu, perdendo o posto de primeiro lugar apenas para Hidra Fêmea. A constelação de Virgem representa o Estado do Pará!

Unknown disse...

A constelação de Virgem é a segunda maior constelação do céu perdendo o posto de primeiro lugar apenas para a constelação da Hidra Fêmea. Representa a bandeira do Estado do Pará.