DILEMA

https://youtu.be/K_sAgzRbMu4

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EXPLORAÇÕES ESPACIAIS

..
A estação espacial soviética, denominada Salyut 1 (saudação, em russo), que pesava mais de 18 toneladas, foi lançada há quase 40 anos, em Abril de 1971, e fora concebida para vários programas e testes. Uma das suas missões era estudar os recursos da Terra. Uma outra dessas missões, era levar a cabo experiências biológicas.
Uma dessas experiências consistia em obter sementes, no espaço. Essas sementes de cereais e outras, seriam depois utilizadas noutras sondas ou naves espaciais, para se saber se seriam capazes de produzir sucessivas gerações de novas sementes, em condições de mínima imponderabilidade, no espaço.
A força da gravidade no interior das naves que saem para o espaço interplanetário, fora do campo gravítico da Terra, não vai além do centésimo milésimo da que temos no nosso planeta. Apesar disso, pensava-se que ela seria suficiente para as sementes memorizarem a informação e "saberem" dirigir correctamente as folhas e as raízes, em noutros nascimentos, dentro de posteriores naves.
Estas experiências, como facilmente se compreende, são de vital importância para os futuros navegantes do espaço interestelar, porque uma nave dessa natureza deverá ser auto suficiente, talvez para sempre...

4 comentários:

Valquíria Calado disse...

Exatamente como nos filmes de ficção científica, seria a vida cursando os sonhos, ou os sonhos se realizando na vida? Poderia ser o universo separado por cadeias?, cada uma num curso próprio, como suas formas de vidas separadas,,, como nosso planeta tem incontáveis espécies, lá fora do nosso sistema, pode haver, vidas espécies que não conhecemos, não seria apropriado que fosse assim? se misturarmos as espécies, proposital, ou acidentalmente, poderíamos criar algo que não seja bom, perdão me fiz entender? Na verdade me pergunto, é necessário que mandemos nossa genética pro espaço? quando fizeram isso, se foi pra preservar a vida, estaríamos com planos de destruí-la? o que planeja o homem? e se forem encontradas as tais sementes, quem garante que seram usadas com fins positivos? somos pequenos e limitados, pensando sermos inteligentes, e pior achando-nos mais que outros.

poetaeusou . . . disse...

*
como me extasiavam os tempos
da Guerra Fria, na vertente
JulióVerneana, Viagem á Lua,
ou na vertente Estratégico ou
Politica, faz falta uma
super-potencia, para, com os
Estados Unidos da América
equilibrarem este vale de lágrimas.
,
saudações,
,
*

JOY disse...

Caro amigo Vieira Calado,

Passei para lhe deixar um abraço e aprender mais qualquer coisa.Sei que a Nasa mantém experiências deste tipo para serem aplicadas numa futura viagem a Marte.

Um abraço
Joy

angel disse...

O homem destroi seu planeta e esta tentativa seria uma maneira de tentar a continuaçao da vida de algum modo quando tudo isto nao mais suportar o peso da mao do homem.
Espero que alem disto o homem possa repensar sua vida aqui mesmo na terra.
um abraço
Angel